
–
A meditação shamatha nada mais é que uma meditação para acalmar a mente, usando como principal ferramenta a nossa respiração.
A respiração pode ser um poderoso aliado no caminho espiritual, levando conhecimento, consciência e nutrição para todo nosso corpo e mente. Vivemos dentro do ritmo da respiração e, aos nos harmonizarmos com seus padrões, encontramos uma avenida que conduz diretamente à nossa natureza interior.
No princípio, podemos pensar em meditação como algo fora de nós – uma experiência a ser obtida, um hábito a ser adquirido, ou uma disciplina a ser dominada. Mas a meditação não é exterior, ela está em nossa mente; toda a natureza da mente pode ser nossa meditação.

–
A melhor forma de começar é simplesmente sentando-se de modo natural em quietude. Comece com seu corpo, você pode se sentar na postura de lotus, ou outra posição confortável em que suas costas estejam retas. Soltando-se completamente, de uma maneira que você fique muito, muito relaxado. Relaxe seus olhos, sua testa, a parte de trás de seu pescoço, suas mãos. Tanto quanto possível, deixe seu corpo tornar-se macio, gentil e solto. Permita-se ficar tão sensível de forma que você possa sentir o pulsar do seu sangue.
Assim, a meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranquilo. Quando a respiração se acalma, a energia flui suavemente através do corpo e dos sentidos, equilibrando nossa circulação interna. À medida que os padrões da mente e do corpo se suavizam, a qualidade de nossa consciência interior aproxima-se do estado natural da mente, que é aberto e acolhedor.
Quando já estamos relaxados, começamos a prestar atenção à nossa respiração. À medida em que você se torna mais sensível ao fluxo da respiração sutil, seu sussurro penetrante irá se comunicar com sua mente e seu coração, conduzindo você para o relaxamento e para uma profunda clareza. Toda sua experiência brilhará intensamente com uma qualidade vibrante, e você descobrirá uma poderosa calma que pode se estender para todos a sua volta, estimulando harmonia e alegria. Essa paz e clareza infinitas estão sempre disponíveis: você pode tocá-las na sua próxima respIração.
A Liberdade Oculta da Mente, de Rinpoche Tarthang Tulku, Lama Chefe dos Centros Nyingma de Budismo Tibetano.
Para aqueles que desejam se aprofundar na meditação Shamatha com o auxílio de um instrutor, iremos oferecer no Nyingma o curso “Introdução à Meditação Shamatha”, que começa no dia 24 de abril. Para saber mais, clique aqui.
Receba nossos e-mails e fique sabendo de todas as nossas novidades.
[mc4wp_form id=”3425″]