Nyingma

Ao iniciarmos 2023, queremos expressar nosso apreço por nossos doadores, nossos voluntários, praticantes e alunos e agradecer a todos pelo apoio e compromisso inabaláveis.

Se em 2021 ainda estávamos, quase o ano todo, em isolamento por causa da pandemia, 2022 foi marcado pela abertura gradual do nosso Centro com diversas atividades como cerimônias tradicionais, práticas de domingos e alguns de nossos cursos. E foi uma alegria ter nosso Centro de novo repleto de praticantes e novatos buscando calma e bem-estar.

Agradecemos imensamente a nossos apoiadores que têm permitido que possamos seguir com nossos projetos de preservação, transmissão e expansão do Dharma, não só no Brasil, mas em todo mundo.

O Nyingma Rio é uma construção colaborativa com a missão de desenvolver e estabelecer um ambiente favorável para o conhecimento e o desenvolvimento pessoal baseado em ensinamentos ancestrais do budismo tibetano.

Neste ciclo que se fechou no final de dezembro, temos muito que agradecer e comemorar com nossas realizações conjuntas.

Veja a seguir algumas relevantes ações.

Começamos o ano com cursos de curta duração de meditação e Kum Nye e oferecemos o tradicional retiro de Verão, que ocorre, normalmente, no sítio da Cachoeira. O tema do retiro foi sobre o Poder de Cura, e exploramos a beleza natural do local para oferecer aos participantes uma rica oportunidade para desfrutar deste poder.

Oferecemos, também uma intensa programação de cerimônias, cantos de mantra e práticas avulsas.

No verão, no período de 02 a 11 de fevereiro, ocorreu ainda o Canto pela Paz Mundial. Ao longo dos 10 dias da Cerimônia, que anualmente acontece em Bodh Gaya, na Índia, nos reunimos de forma online para um canto de mantra diário focado no alívio do sofrimento de todos os seres.

Na área de Educação temos muito que celebrar.

Durante o ano todo oferecemos 87 atividades como cursos, workshops,  oficinas, retiros e práticas especiais nas várias áreas de estudos do nosso Instituto. Com total de 862 participantes.

Em março, ocorreu um retiro especial denominado “Vivendo a Experiência do Kum Nye” com professor Arnaud Maitland, aluno sênior de Tarthang Tulku, realizado no Instituto Pró-Saber, no Humaitá.

 

Durante todo o ano, seguimos oferecendo opções gratuitas para frequentar o nosso Centro. Tivemos 172 práticas gratuitas (leituras guiadas, aulas avulsas e canto de mantras aos domingos), sem contar nossas cerimônias e correntes de mantra. Total de participantes das cerimônias, internas e abertas, foi 6.299.

Em maio, iniciamos, junto com o CNB – Nyingma de São Paulo, mais um exitoso Programa de Formação de Professores de Kum Nye com 17 participantes. Este programa se estende até maio de 2023.

O Saga Dawa, mês sagrado budista tibetano, foi celebrado de 31 de maio a 29 de junho, com diversas atividades tais como Corrente de mantras, Práticas de Preces e mantras para a cura, cerimônias especiais.

Como no ano passado, direcionamos a doação dos valores arrecadados nas práticas de cura para instituições de combate à fome.

Foi oferecida, também, nesse mês, a leitura guiada da parte introdutória do inspirador livro Práticas no Caminho Budista, essa série de encontros mostrou formas de se conectar com os ensinamentos budistas.

 

Em junho, tivemos a volta de um evento muito querido pelos nossos praticantes: Momentos de Silêncio, que acontece agora na primeira sexta-feira do mês. Uma ótima oportunidade para quem ainda não conhece nosso Centro.

“Despertar para o presente e para a alegria de ser” foi o tema do nosso retiro de inverno, que contou com 10 participantes. Outro destaque de julho foi o workshop “Mentes femininas da iluminação”.

 

Ao longo de 2022, foram realizadas também oficinas de Arte Sagrada para ensinar a confecção de tsa tsas, japamalas e bandeiras de prece. Estas oficinas contribuem para expandir as bênçãos sagradas para além do nosso Centro.

No final de agosto aconteceu o workshop especial: Padmasambhava da Cura – O Néctar do Bem-estar, que foi oferecido presencialmente para os praticantes.

Em outubro foi oferecido outro workshop internacional, denominado: Conceito, prática e devoção, com Magda Costa. Neste trabalho foram discutidos como construímos conceitos, como experienciamos a nossa prática, e como exploramos o que é a devoção e de que formas podemos desenvolvê-la.

Em outubro também foi a época de comemorar o aniversário do nosso professor, a comunidade Nyingma do Rio se engajou em uma corrente individual de recitação de mantras pela sua longevidade, organizada pelo Centro de Retiros de Odiyan. E no dia do seu aniversário, 10/10, um canto de mantras, durante duas horas, foi realizado com participação do Sangha do Brasil, de todos os Centros Nyingma Internacionais.

Nossa editora, Dharma Publishing Rio de Janeiro, lançou dois livros em 2022: Práticas no Caminho Budista, direcionado a praticantes do Dharma, e O Caminho dos Heróis.

Em 2022, a nossa área de Arte Sagrada foi muito produtiva. Projetos realizados: Dharma em ação, campanha Wang Thang, Tsa Tsas de Padmasambhava. Além da produção de bandeiras de prece e tsa tsas.

Nossa loja, o Dharmazem continua crescendo, o foco neste último ano foi a venda dos incensos Dorje, que estão tendo ótima aceitação no mercado.

A nossa casa vem passando, ao longo dos últimos anos, por algumas benfeitorias importantes que visam oferecer mais conforto para nossos praticantes e amigos, bem como se adequar às regras de segurança e convivência impostas pelos órgãos municipais. Em abril, finalizamos as obras do Estúdio Sarasvati, destinado a gravações de vídeos e áudios.

Em outubro lançamos nosso site novo, que é mais amigável e bonito. Outro destaque foi o projeto Caminhos no CNBT, 25 membros do nosso Sangha deram depoimentos sobre seus caminhos no nosso Centro.

Tudo isso que que possamos inspirar novos praticantes e manter nossos alunos e voluntários  a desenvolver o Dharma com a mente e o coração abertos.