Nyingma

O tempo pode ser cultivado como um amigo, um colaborador, pois ele é a inspiração de tudo o que existe. Ele permite que as coisas aconteçam; ele é o fluxo dos eventos, o desdobrar da experiência. Ele nos dá a oportunidade preciosa de viver, de nos desenvolver e crescer, e de apreciar nossa natureza interior. Como o tempo é a nossa vida, precisamos aprender a valorizá-lo. Nenhum momento pode ser repetido; nenhuma experiência recriada. Pode parecer que ainda dispomos de décadas para realizar nossas metas, mas isto é uma ilusão. 

-

Calculando o dia a dia: quanto tempo realmente dispomos para atividades produtivas?

Apesar da resistência em reconhecermos que a passagem do tempo está profundamente enraizada dentro da nossa consciência, somos livres para desafiá-la. Podemos aumentar a nossa atenção plena do tempo até conseguir perceber o tempo passando a cada momento. Cientes de que não temos tempo para desperdiçar, podemos decidir concentrar nossos esforços e encontrar formas melhores de usar nossa energia e assim desenvolver a confiança nas nossas habilidades e conhecimento.

Levando o tempo a sério aprendemos uma nova forma de conectar o trabalho ao tempo. Trabalhar é uma forma que os seres humanos têm de cultivar as qualidades de persistência, flexibilidade e coragem para lidar com desafios. 

Uma vez que nos leva a resultados tangíveis, o trabalho nos dá retorno imediato sobre nosso próprio estado mental, aumentando a confiança em nossas capacidades e criando um conhecimento inovador para aprimorar um sentido mais abrangente de responsabilidade e oportunidade.

O ponto de partida natural para aguçar a atenção plena, fortalecer a concentração e estabilizar a energia é aprender a entrar em contato com o tempo! 

Podemos começar a desenvolver nossa capacidade de extrair do nosso tempo e do nosso trabalho as realizações mais positivas possíveis. 

Quando introduzirmos e aplicamos o conhecimento do tempo na nossa vida podemos estar junto com ele, programando nossas atividades, fortalecendo nossa disciplina e aprendendo o valor de cada momento. Com a força do tempo ao nosso lado podemos compartilhar energia e amor com os outros, criando alegria e confiança mútuas.

Textos tirados e adaptados dos livros: Caminho da Habilidade e Excelência na Realização do Trabalho, de Tarthang Tulku, e Trabalho como Mestre, de Arnaud Maitland.

Prática:

Revendo realizações

Livro: Excelência na Realização do Trabalho – Tarthang Tulku – pág. 29

Despertar para o tempo depende de poder se dar um retorno preciso sobre como você está usando o seu tempo.

Todas as noites, durante duas semanas pelo menos, dedique alguns minutos para rever o que você realizou durante o dia. Procure observar os períodos em que há tempo desperdiçado, mas também as ocasiões em que teve a sensação de trabalhar e atuar com total energia, em harmonia com o fluxo do tempo. 

Inclua sentimentos de satisfação, frustação ou decepção, sem transformá-los no foco principal. Deixe a consequente a atenção plena inspirá-lo a envolver-se mais plenamente no dia a dia.

—-

No curso O Poder do Tempo – Ativando uma Vida com Significado, vamos oferecer mais práticas e ensinamentos para um melhor aproveitamento do tempo e vida. Clique aqui para saber mais e se inscrever.